Suscríbete a nuestro boletín
19 Mar 2024
RAYANOS

Vuelve la Quincena Gastronómica de las 'Comidas d'Azeite' de Marvão

Desde el 12 hasta el 27 de febrero, tendrá lugar la 17ª edición de esta quincena gastronómica en 14 restaurantes del 'concelho'

Redacción

07 February 2022

O Município de Marvão promove, de 12 a 27 de fevereiro, a 17ª edição da Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite, em 14 restaurantes aderentes do concelho e através de um conjunto de iniciativas que pretendem impulsionar e reconhecer a importância do olival e do setor oleícola para a economia do concelho.

Este ano, o evento volta a realizar-se nos moldes tradicionais, após um interregno em 2021 provocado pela pandemia de COVID-19, que obrigou a iniciativa a migrar para o online e para as redes sociais.

Desta forma, ao longo de 15 dias, os estabelecimentos de restauração do concelho vão ter um menu especial em que o azeite será o Rei. Açorda alentejana, bacalhau com capa de grão à Lagareiro, fraca tostada em azeite, alhada de cação, couvada de polvo ou delícia de azeite são algumas das iguarias que poderão ser degustadas, entre os dias 12 e 27 de fevereiro, em Marvão.

A 17ª edição do Comidas d’Azeite conta ainda com uma programação paralela à restauração que inclui atividades como uma visita guiada ao Olivoturismo - Lagar Museu “Azeite Castelo de Marvão”, uma Prova de Azeites, o Mercado do Azeite Novo e um Showcooking.

 

Segunda edição das Conversas d’Azeite

O que também está de volta são as Conversas d’Azeite, uma iniciativa do Município de Marvão e que tem, como principal objetivo, a partilha de conhecimento entre especialistas do setor oleícola do Alto Alentejo, de forma a reforçar a importância da produção de azeite no concelho. Este ano, a moderação do debate estará a cargo de Francisco Mondragão Rodrigues, Professor Universitário e docente na Escola Superior Agrária de Elvas.

“O Município de Marvão reconhece a excelente produção oleícola que existe no nosso concelho e, por isso, continua a estimar e a promover este tipo de iniciativas, que tanto nos orgulham e identificam. Marvão tem das melhores condições endógenas de solo e de olival para a produção de azeite e, portanto, queremos continuar a ser reconhecidos como uma referência de conhecimento e qualidade”, explica Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal.

O concelho de Marvão está incluído na área de produção dos Azeites do Norte Alentejano DOP (Denominação de Origem Protegida), o que tem contribuído para afirmar a região como produtora oleícola de excelência. A qualidade da azeitona galega, nascida nas oliveiras da imponente Serra de São Mamede, é outro dos fatores fundamentais para garantir a produção de um azeite de excelência no concelho de Marvão.

Programa 

12 de fevereiro

10h30 - Conversas d’Azeite - “Sustentabilidade, Biodiversidade e Circularidade no Olival”

Recinto da Casa do Povo de Porto da Espada

 

19 de fevereiro

10h30

Visita ao Olivoturismo - Lagar Museu “Azeite Castelo de Marvão”

Galegos

 

26 de fevereiro

10h00

Prova de Azeites - Saber Degustar Azeite

Mercado Municipal de Santo António das Areias

 

27 de fevereiro

10h00

Mercado do Azeite Novo

11h00

Showcooking

Com animação musical

Jardim do Castelo de Marvão

cartel quicena gastronómica comidas de aceite de marvão

Noticias Relacionadas

OPINIÓN DE NUESTROS LECTORES

Da tu opinión

NOTA: Las opiniones sobre las noticias no serán publicadas inmediatamente, quedarán pendientes de validación por parte de un administrador del periódico.

NORMAS DE USO

1. Se debe mantener un lenguaje respetuoso, evitando palabras o contenido abusivo, amenazador u obsceno.

2. www.rayanos.com se reserva el derecho a suprimir o editar comentarios.

3. Las opiniones publicadas en este espacio corresponden a las de los usuarios y no a www.rayanos.com

4. Al enviar un mensaje el autor del mismo acepta las normas de uso.